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Dicas

Apresentação No Aeroporto:

  • Viagens internacionais: 2h00 de antecedência.
    Obs.: aconselhável 2h30 a 3h00 de antecedência em alta temporada (20/06 a 30/07 e 20/12 a 30/01).
  • Viagens nacionais: 1h00 de antecedência
    Obs.: aconselhável 1h30 às 2h em alta temporada.
  • Nas viagens de retorno, o passageiro deve sempre reconfirmar sua reserva, informando endereço e telefone de seu local de hospedagem.
  • Em vôos internacionais, a reconfirmação da reserva é obrigatória até 72 horas antes do horário de partida do avião.
  • Em qualquer viagem aérea, o passageiro paga taxa de embarque e passa a ter direito de utilizar, com total apoio e segurança, os aeroportos incluídos na viagem.
  • As taxas são inclusas no bilhete quando emitidos no Brasil.
  • Os aeroportos brasileiros obedecem a padrões e normas internacionais para comodidade e segurança. Oferece inclusive atendimento médico de emergência em pontos de maior movimento. Dispõem de serviços para registro de queixas e de seções de "Achados e Perdidos".

Alfândega:

  • O turista brasileiro procedente do exterior, que ingressar no país por via aérea, está isento de impostos referentes a roupas e objetos de uso pessoal em quantidade compatível com a duração e finalidade da viagem. Está liberado ainda, para compras no Free Shop, até o valor de US$ 500 dólares.

Bagagem - Volumes Permitidos:

Estados Unidos:

  • O passageiro tem direito a 2 (dois) volumes de até 32 quilos cada, em qualquer classe de serviço: primeira, executiva e econômica.

Para a Europa:

  •  O passageiro tem direito a 2 volumes de até 32 quilos cada, em qualquer classe de serviço.


Nas viagens nacionais:

  • O passageiro tem direito a 20 quilos, mais a bagagem de mão que não pode pesar mais de 5 quilos. A bagagem de mão não pode perturbar o conforto e tranqüilidade dos passageiros, nem ameaçar a segurança do vôo. Sua acomodação a bordo é orientada pela tripulação.
  • No ato do despacho das bagagens, a empresa aérea deve entregar ao passageiro o comprovante correspondente à bagagem embarcada, com indicação dos pontos de partida e destino e número da etiqueta de bagagem, quantidade e peso.


Extravio:

  • Em caso de bagagem extraviada, ou danificada, reclame imediatamente ao representante da companhia aérea ou autoridade presente no local de retirada da bagagem, pois a companhia aérea não aceita reclamações posteriores. Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, o passageiro deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo e telefone.
  • O valor máximo de indenização para vôos internacionais é de US$ 400.00.
  • Agentes venenosos, combustível líquido, explosivos, materiais corrosivos, inflamáveis, oxidantes, radioativos e materiais que possam colocar em risco a segurança dos passageiros e da aeronave, são considerados perigosos para o transporte aéreo.


Excesso:

  • Excesso de bagagem (peso além da franquia) tem o seu transporte sujeito ao pagamento de uma taxa de 1% do valor do bilhete não promocional por quilo.
  • Crianças com menos de 02 anos não tem direito a bagagem.
  • Animais são sempre pagos como excesso de bagagem, mesmo que não tenha excedido o limite permitido pela companhia aérea.

Bagagem danificada, extraviada ou violada:

  • Em caso de danos ou sinais de violação a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema imediatamente à companhia aérea. Será preenchido um relatório contendo os detalhes sobre os danos causados. A empresa aérea será responsabilizada e deverá pagar indenização ou reparo da bagagem.
  • Em caso de extravio, o passageiro deverá comunicar o problema antes de deixar a área de entrega das bagagens. Será preenchidos um relatório em três vias com descrição do volume e conteúdo. A empresa tratará de localizar a bagagem e se não obtiver êxito, será obrigada a indenizar o passageiro.

Cargas especiais:

  • Muitas empresas aéreas aceitam transportar cargas especiais, tais como objetos de valor, restos mortais, materiais úmidos e líquidos em geral.

Artigos perigosos:

  • Os artigos considerados perigosos para os passageiros e aeronave dependem de consulta antecipada a empresa. São eles: Agentes etiológicos, artigos venenosos, combustível líquido, explosivos, gases comprimidos, líquidos pirofórico, materiais corrosivos, materiais magnéticos, oxidantes, polimerizáveis e radioativos.


Transporte de animais:

  • O transporte de animais é possível desde que sejam atendidas as seguintes exigências; fornecimento de atestado de sanidade animal obtido junto à Secretaria Estadual de Agricultura ou em um posto do departamento de defesa animal, embalagem de transporte adequada ao tipo e tamanho do animal, solicitação de reserva de 48 horas e receita do veterinário indicando a quantidade de tranqüilizante ministrada ao animal quando o transporte for na cabine dos passageiros.

Itens transportados gratuitamente:

  • Bolsa de mão, maleta ou equipamento que possam ser acomodados sob o assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave, com peso máximo de 5 quilos e dimensão total não excedendo a 115 centímetros. Porém a norma não se aplica a crianças (que pagam 10% da tarifa).  

Para fazer sua reserva de passagem tenha em mãos:

  • Nome do passageiro
  • Data da viagem
  • Rota
  • Classe de reserva (primeira classe; executiva ou econômica)
  • Centro de custo ou unidade para débito
  • Nome do responsável pela reserva; ramal p/contato; Departamento e o seu centro de custos
  • Cia Aérea* (Quando houver preferência)
  • Cartão de Milhagem* (Se houver)
  • Tipo de pagamento (Se cartão ou Faturamento)
  • Preferência de assentos e refeições especiais*
  • A confirmação da Agência ocorre no ato do pedido ou é enviada por fax ou e-mail.
  • A emissão do bilhete é feita após sua confirmação.

Obs.: Em caso de compra de bilhete com cartão de crédito é essencial possuir o número do cartão, nome do titular, validade e código de segurança.




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